De 4 a 6 de outubro, o Campo de S. Miguel, em Marinhas, acolhe a 15.ª edição da Festa do Pão, evento coorganizado pela Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e pelo Município de Esposende, e que reúne as associações na ruralidade da época, marcada pelas vindimas e pelas colheitas.
Na Festa do Pão celebra-se, sobretudo, o ciclo do pão. Mãos experimentadas recriam a ancestral arte de confecionar pão de milho e, com arte e sabedoria, confecionam pão e deliciosos bolos de carne e de sardinha. Contudo, a oferta gastronómica é muito mais abrangente, dando a conhecer, e a provar, o que de bom há na cozinha tradicional portuguesa.
O Município marca também presença, com o “Momento ESlocal”, uma feira que conta com a participação de alguns produtores locais da área agroalimentar e artesanato. Esta participação insere-se no Plano de Ação do Turismo em Esposende – 2023_2027, decorrendo no âmbito do ESlocal, “Programa de Incentivo à Produção e Consumo dos Produtos de Endógenos: Produtos de Esposende”.
Em termos de animação, a Festa do Pão conta, no primeiro dia, com a atuação da banda “Ofir Show”, a partir das 22h00. No sábado, às 21h30 há Desfolhada e Malhada na eira, seguindo-se, às 23h00, Cantares ao Desafio. No último dia, a partir das 16h00, decorre o Festival de Folclore, com o Rancho Folclórico de Rio Tinto, a Ronda de Vila Chã e o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães.
Quanto ao horário de funcionamento, no dia 4, abre às 19h30 e encerra à 1hh00 e, nos dias 5 e 6, arranca às 11h30, sendo que no sábado encerra à 1h00 e no domingo, às 22h00.