10 experiências endógenas à mesa de Esposende

Em Esposende, o Mar e a Terra estão em simbiose perfeita, originando sabores genuínos e de qualidade ímpar. A sua degustação é uma experiência obrigatória! O palato é inesquecível e perdura na memória.

Os hortícolas à beira mar plantados, cultivados e colhidos na atualidade com a mesma perícia e experiência dos nossos antepassados, podem ser confecionados e harmonizados das mais diversas formas, proporcionando aos nossos pratos um colorido de sabores providos de uma riqueza nutricional inigualável.

O Mar Atlântico e os rios Cávado e Neiva oferecem-nos a frescura do pescado e do marisco, tão apreciados pelas nossas gentes e por quem nos visita. A Lampreia, o Robalo e o Polvo da Pedra são apenas alguns exemplos das espécies mais apreciadas. Esta mesa de alimentação atlântica, transporta-nos para uma verdadeira viagem e a sua confeção respeita a tradição, a simplicidade, mas também consegue-nos surpreender pela mestria e pela criatividade dos nossos Chefes. Os restaurantes do concelho são, assim, de excelência, configurando-se numa referência e numa experiência imperiosa com sabor a mar.

Os Queijos e a Manteiga dos Lacticínios das Marinhas primam pela excelência e pela sua qualidade e sabores ímpares. A sua produção, ainda de cariz artesanal, respeita os mais elevados padrões de qualidade, o que se traduz em produtos de referência apreciados no panorama nacional e internacional, algo que é facilmente constatado pelos diversos prémios já conquistados e que muito nos orgulham.

Sobre a doçaria esposendense temos vários motivos de regozijo. As famosas Clarinhas, as Cavacas, os Folhadinhos e os Esquimós constituem alguns exemplos de iguarias genuínas que pode ser adquiridas e saboreadas nas pastelarias locais. A sua degustação é um verdadeiro prazer que vai, certamente, querer repetir! São sabores com memória de antanho, e cuja receita remonta a décadas utilizando matéria-prima que obedece aos mais elevados padrões de qualidade.

Outra das pérolas do Concelho de Esposende é o afamado Vinho Verde, único no mundo. Esposende tem diversos produtores desta riqueza vinícola que, no seu conjunto, oferecem ao mercado um vinho fresco, leve, suave e aromático que se compatibiliza perfeitamente com a gastronomia local. O Vinho Verde é, assim, um acompanhamento irrepreensível para todos os momentos, seja eles de descontração, celebração e confraternização, ou simplesmente de contemplação.

Por todos estes e outros motivos, a gastronomia de Esposende é de uma riqueza ímpar e a sua degustação será, certamente, uma experiência exclusiva.